CONCEITO E ESPÉCIES DE TRIBUTOS

De acordo com o Código Tributário Nacional (CTN), tributo é toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. Isso significa que:

      • É uma prestação pecuniária (em dinheiro): O tributo deve ser pago em moeda corrente ou em algo que possa ser convertido em valor monetário.
      • É compulsório: O pagamento do tributo é obrigatório, imposto por lei.
      • Não constitui sanção de ato ilícito: O tributo não é uma punição por alguma ação ilegal.
      • É instituído em lei: Somente a lei pode criar ou aumentar tributos.
      • É cobrado mediante atividade administrativa plenamente vinculada: A administração pública não tem discricionariedade para decidir se vai cobrar ou não o tributo, uma vez que a lei o instituiu e o fato gerador ocorreu. 

TEORIA TRIPARTITE (CTN)

O CTN estabelece, em seu Artigo 5º, que os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria. Esta classificação é frequentemente referida como a teoria tripartite das espécies tributárias no direito tributário brasileiro. Vamos detalhar cada uma delas:

      • Impostos: São tributos cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte. Em outras palavras, o imposto é pago pelo contribuinte simplesmente por realizar uma ação ou possuir uma propriedade, independentemente de o Estado lhe prestar um serviço específico e diretamente relacionado a essa ação ou propriedade. O CTN lista diversos impostos, discriminando a competência para instituí-los (União, Estados e Municípios) e definindo seus fatos geradores e bases de cálculo. Exemplos incluem o Imposto sobre a Importação, o Imposto sobre a Exportação, o Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR), o Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), o Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), o Imposto sobre a Renda e Proventos de Qualquer Natureza (IR), o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro, e sobre Operações Relativas a Títulos e Valores Mobiliários (IOF), e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação (ICMS). Novidade é o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) trazido pela EC 132/2023.
      • Taxas: São tributos que têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição.
        • Poder de polícia é a atividade da administração pública que limita ou disciplina direitos, interesses ou liberdades em razão do interesse público. Um exemplo de taxa pelo exercício do poder de polícia é a taxa de fiscalização sanitária.
        • Um serviço público específico é aquele que pode ser destacado em unidades autônomas de intervenção, utilidade ou necessidade pública.
        • Um serviço público divisível é aquele que pode ser utilizado separadamente por cada um dos seus usuários. Exemplos de taxas pela utilização de serviços públicos incluem taxas de coleta de lixo (se o serviço for específico e divisível) ou taxas judiciárias. É importante notar que a base de cálculo ou o fato gerador da taxa não podem ser idênticos aos de um imposto, nem a taxa pode ser calculada em função do capital das empresas.
      • Contribuições de Melhoria: São tributos instituídos para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado. A contribuição de melhoria é cobrada dos proprietários de imóveis que foram valorizados por uma obra pública específica, como a pavimentação de uma rua ou a construção de uma rede de esgoto. A lei que institui a contribuição de melhoria deve observar requisitos mínimos, como o memorial descritivo do projeto, o orçamento do custo da obra, a determinação da parcela do custo a ser financiada pela contribuição, a delimitação da zona beneficiada e a determinação do fator de absorção do benefício da valorização.

Portanto, o CTN define tributo de forma abrangente e estabelece a teoria tripartite como a classificação oficial das espécies tributárias no Brasil, compreendendo impostos, taxas e contribuições de melhoria, cada uma com características e fatos geradores distintos.

TEORIA PENTAPARTITE (CF/88)

A Constituição Federal, em seu Artigo 145 e em outros dispositivos como os Artigos 148 e 149, estabelece um sistema tributário que, para fins didáticos e de classificação jurídica, é comumente agrupado na chamada teoria pentapartite ou quinquipartite. Esta teoria considera que existem cinco espécies de tributos no direito brasileiro:

      1. Impostos [48, I]
      2. Taxas [48, II]
      3. Contribuição de Melhoria [48, III]
      4. Empréstimos Compulsórios
      5. Contribuições Especiais (que abrangem as contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico e de interesse das categorias profissionais ou econômicas)

Como já falamos dos impostos, taxas e contribuições, resta explicar os empréstimos compulsórios e as contribuições especiais:

      • Empréstimos compulsórios: Previstos no Artigo 148, a União pode instituir empréstimos compulsórios mediante lei complementar, para atender a despesas extraordinárias, decorrentes de calamidade pública ou de guerra externa ou sua iminência, e no caso de investimento público de caráter urgente e de relevante interesse nacional.
      • Contribuições especiais: Arroladas no Artigo 149, estas incluem as contribuições sociais, de intervenção no domínio econômico (CIDE) e de interesse das categorias profissionais ou econômicas. As contribuições sociais destinam-se ao financiamento da seguridade social (saúde, previdência e assistência social). A Emenda Constitucional nº 132 de 2023 também introduziu uma Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), que juntamente com o IBS, formará um novo sistema tributário sobre o consumo.

Portanto, a teoria pentapartite é uma interpretação sistemática dos dispositivos constitucionais que tratam dos tributos, agrupando-os em cinco categorias distintas com base em seus fatos geradores e destinações constitucionais.

REFORMA TRIBUTÁRIA

A Emenda Constitucional nº 132 de 2023, ao instituir o IBS e a CBS, reforça a complexidade do sistema tributário, mantendo a distinção entre impostos e contribuições como categorias principais dentro das teorias tripartite e pentapartite. 

Questões para treinar

Questões e Comentários

Questão 1: Qual das alternativas abaixo define corretamente o conceito de tributo, de acordo com o Código Tributário Nacional (CTN)?

a) Sanção pecuniária decorrente de ato ilícito, instituída por lei e cobrada mediante atividade administrativa discricionária.
b) Prestação pecuniária voluntária, em moeda, instituída por decreto e destinada ao financiamento de serviços públicos específicos.
c) Prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
d) Transferência financeira facultativa ao Estado, com valor fixado por ato administrativo, para atender despesas gerais.
e) Obrigação de fazer imposta por lei, que não envolva dispêndio monetário direto pelo contribuinte.
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a c). O **Artigo 3º** do CTN define tributo como uma prestação pecuniária compulsória, ou seja, obrigatória e em dinheiro (ou valor conversível em dinheiro), que não é uma punição por um ato ilegal, deve ser criada por lei e sua cobrança é uma atividade administrativa plenamente vinculada, sem margem de escolha para a administração [1]. As demais alternativas contêm erros conceituais em relação à natureza, compulsoriedade, forma de instituição ou forma de cobrança do tributo.

Questão 2: Segundo o Artigo 5º do CTN, quais são as espécies de tributos admitidas no Sistema Tributário Nacional, caracterizando a chamada teoria tripartite?

a) Impostos federais, impostos estaduais e impostos municipais.
b) Impostos diretos, impostos indiretos e taxas.
c) Impostos, taxas e contribuições de melhoria.
d) Impostos, taxas, contribuições sociais e empréstimos compulsórios.
e) Impostos sobre o patrimônio, impostos sobre a renda e impostos sobre o consumo.
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a c). O **Artigo 5º** do CTN é explícito ao estabelecer que "Os tributos são impostos, taxas e contribuições de melhoria" [2]. Esta é a base da teoria tripartite das espécies tributárias no direito brasileiro. As outras alternativas apresentam classificações diferentes ou incluem espécies tributárias não previstas no Artigo 5º.

Questão 3: De acordo com o Artigo 7º do CTN, a competência tributária é, em regra:

a) Delegável a pessoas jurídicas de direito privado para a arrecadação.
b) Indelegável, salvo a atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos a outras pessoas jurídicas de direito público.
c) Compartilhada entre a União, Estados e Municípios de forma igualitária.
d) Atribuída pela Constituição Federal, mas seu exercício depende de lei complementar.
e) Sujeita à delegação total, mediante convênio entre os entes federativos.
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a b). Conforme o **Artigo 7º** do CTN, a competência tributária é indelegável, exceto quanto à atribuição das funções de arrecadar ou fiscalizar tributos, ou de executar leis, serviços, atos ou decisões administrativas em matéria tributária, que pode ser conferida por uma pessoa jurídica de direito público a outra [3]. A delegação para pessoas de direito privado se restringe ao encargo ou função de arrecadar tributos (§ 3º do Art. 7º) [4].

Questão 4: O Artigo 16 do CTN define imposto como:

a) Tributo cobrado em razão do exercício do poder de polícia.
b) Tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação dependente de atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
c) Tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte.
d) Tributo instituído para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária.
e) Prestação pecuniária compulsória destinada ao custeio geral das atividades estatais.
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a c). O **Artigo 16** do CTN define imposto como "o tributo cuja obrigação tem por fato gerador uma situação independente de qualquer atividade estatal específica, relativa ao contribuinte" [5]. As demais alternativas descrevem outras espécies tributárias ou características distintas.

Questão 5: De acordo com o Artigo 77 do CTN, as taxas têm como fato gerador:

a) A propriedade, o domínio útil ou a posse de bem imóvel localizado na zona urbana.
b) A entrada de produtos estrangeiros no território nacional.
c) O exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível.
d) A valorização imobiliária decorrente de obra pública.
e) A aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza.
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a c). O **Artigo 77** do CTN estabelece que "As taxas cobradas pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, têm como fato gerador o exercício regular do poder de polícia, ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte ou posto à sua disposição" [6]. As outras alternativas descrevem o fato gerador de outros tributos.

Questão 6: Conforme o Artigo 81 do CTN, a contribuição de melhoria é instituída para fazer face ao custo de:

a) Serviços públicos gerais e indivisíveis prestados à coletividade.
b) Obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor ao imóvel beneficiado.
c) Atividades de fiscalização e controle exercidas pelo poder público.
d) Despesas com saúde e educação mantidas pelo ente público.
e) Empréstimos compulsórios destinados a atender despesas extraordinárias.
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a b). O **Artigo 81** do CTN dispõe que "A contribuição de melhoria cobrada pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios, no âmbito de suas respectivas atribuições, é instituída para fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite total a despesa realizada e como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado" [7].

Questão 7: De acordo com o Artigo 97 do CTN, qual dos atos abaixo somente a lei pode estabelecer?

a) A fixação de alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
b) A alteração das alíquotas do Imposto de Importação para ajustar-se à política cambial.
c) A definição do domicílio tributário do contribuinte.
d) A instituição de taxas pela prestação de serviços públicos.
e) A majoração da base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a e). O **Artigo 97**, inciso II, do CTN estabelece que somente a lei pode estabelecer a majoração de tributos, ressalvadas as exceções previstas nos arts. 21, 26, 39, 57 e 65 [8, 9]. A majoração da base de cálculo que torne o tributo mais oneroso equipara-se à majoração do tributo (§ 1º do Art. 97) [10]. A fixação da alíquota do IPI pode ser alterada pelo Poder Executivo (Art. 21) [11], assim como do Imposto de Importação (Art. 21) [11]. A definição do domicílio tributário ocorre na ausência de eleição pelo contribuinte ou responsável, conforme o Art. 127 [12]. A instituição de taxas deve ser por lei (Art. 97, I) [8], mas a questão se refere a uma situação específica.

Questão 8: Conforme o Artigo 113 do CTN, a obrigação tributária principal tem por objeto:

a) As prestações, positivas ou negativas, previstas na legislação tributária no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
b) O cumprimento de exigências administrativas sem fundamento legal.
c) O pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.
d) A prática ou a abstenção de ato que não configure obrigação principal.
e) A inscrição na dívida ativa após o esgotamento do prazo para pagamento.
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a c). O **Artigo 113**, § 1º, do CTN estabelece que "A obrigação principal surge com a ocorrência do fato gerador, tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente" [13]. A alternativa a) descreve a obrigação tributária acessória (§ 2º do Art. 113) [13].

Questão 9: Segundo o Artigo 139 do CTN, o crédito tributário decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta:

a) Sendo um direito potestativo da Fazenda Pública.
b) Sendo disponível e renunciável pela autoridade administrativa.
c) Sendo de direito privado.
d) Sendo de direito público.
e) Sendo um dever fundamental do cidadão.
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a d). O **Artigo 139** do CTN estabelece que "O crédito tributário decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta" [14]. A obrigação tributária principal é uma relação de direito público entre o fisco e o contribuinte. Portanto, o crédito tributário também é de direito público.

Questão 10: De acordo com o Artigo 151 do CTN, qual das situações abaixo suspende a exigibilidade do crédito tributário?

a) A inscrição do débito em dívida ativa.
b) O início do procedimento administrativo de lançamento.
c) A notificação do lançamento ao sujeito passivo.
d) O depósito do seu montante integral.
e) A denúncia espontânea da infração sem o pagamento do tributo devido.
Comentário
Comentário: A alternativa correta é a d). O **Artigo 151**, inciso II, do CTN estabelece que o depósito do seu montante integral suspende a exigibilidade do crédito tributário [15, 16]. A inscrição em dívida ativa é uma etapa da cobrança [17]. O lançamento é o ato de constituição do crédito tributário [18]. A denúncia espontânea exclui a responsabilidade por infrações (Art. 138) [19], mas não necessariamente suspende a exigibilidade do crédito se o pagamento não for efetuado.
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